quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Janela da Frente - Começar de novo - Maria Teresa Serrenho


Começar de novo

Mais um ano está a chegar ao fim. É habitual dizermos que passou num instante, que os anos voam, o que não deixa de ser verdade, no entanto para mim, este foi um ano tão diversificado em acontecimentos e emoções, que dificilmente posso considerar que passou num instante, pelo contrário parece-me que foi enorme. Olhando para trás constato que a minha acção cívica foi tão intensa que é quase impossível dissociá-la da minha vida privada.
Na vida privada tive momentos de amizade partilhada, de viagem, de convívio, de reencontro, de aprendizagem, de alegria e diversão, de ternura e gratidão. Mas também momentos de perda e de tristeza, que nos abalam e fazem pensar sobre o valor da vida e sobre as escolhas que fazemos para a aproveitar em cada momento.
Eu escolhi há muito, não ser conformista, nem revolucionária de sofá, mas antes uma cidadã activa e interventiva, por isso continuo aqui.    
Desde o início do ano que as acções da Frente Cívica se multiplicaram, foi o cessar de funções da Comissão Instaladora, a realização da Assembleia Eleitoral e logo de seguida a organização e apresentação da Iniciativa Legislativa de Cidadãos para vencer as PPP - Rodoviárias. Seguiu-se uma quase volta a Portugal, de norte a sul, desdobrámo-nos entre sessões de esclarecimento e recolhas de assinaturas.
Nestas andanças conhecemos pessoas interessantes e interessadas, pessoas que se dispõem a organizar eventos, que recolhem assinaturas junto dos seus conhecidos e familiares. Mas constatámos também, que há pouca capacidade de mobilização e pouca resiliência por parte da generalidade das pessoas.
O que agora indigna e revolta, amanhã já foi esquecido, sem consequências, nem acção, por isso ainda nos faltam assinaturas! Isto para não falar dos medos, dos medos que continuam a tolher e encolher as pessoas, que cada vez mais se auto-censuram e se privam da sua própria liberdade.
Lamentavelmente é grande a minha indignação e revolta, com o estado a que chegou Portugal: a corrupção que parece endémica, aparecem novos casos cada dia; a justiça que não actua; a decadência dos equipamentos em todos os sectores é evidente e cada vez mais preocupante; a falta de compromisso dos dirigentes, a ganância e ambição e os interesses económicos a sobreporem-se a qualquer valor humano.
Mas, o ano está a chegar ao fim e novo ano se seguirá, neste círculo de tempo em que o fim é sempre um recomeço. 
Vamos agarrar o nosso projecto de lei como se fosse a primeira vez, precisamos de mais gente empenhada e activa, a nossa Iniciativa Legislativa de Cidadãos tem de demonstrar que a Cidadania tem força, tem poder.
Será o início de uma mudança de paradigma para a próxima legislatura. 
Vamos em Frente, vamos vencer as PPP-Rodoviárias. 

13 de Dezembro de 2018
Maria Teresa Serrenho