segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Debate - “Publicidade Infanto-Juvenil”.






A Frente Cívica realizou no sábado, dia 28 de Outubro, um Debate que teve lugar no Auditório de São Nicolau, no Centro Histórico do Porto, subordinado ao tema “Publicidade Infanto-Juvenil”. 
Este assunto tem constituído preocupação constante da Frente Cívica. A Comissão Instaladora apresentou já junto da Direcção Geral do Consumidor várias queixas relativamente a comportamentos ilegítimos por parte dos anunciantes que utilizam as crianças de forma abusiva na sua publicidade. Solicitou ainda a intervenção do Provedor de Justiça.
Após a abertura do debate presidida pelo anfitrião, António Fonseca, Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, deu-se inicio ao Debate em que foram prelectores o Conselheiro Jorge Pegado Liz, do Comité Económico-Social Europeu; Rute Couto da Associação Portuguesa de Direito do Consumo; Mário Frota e Paulo de Morais da Frente Cívica, que nos deram conta da dura realidade do problema da utilização das crianças e jovens na publicidade, bem como da agressividade da publicidade dirigida a estas faixas etárias. Referiram ainda, a falta de reconhecimento da dimensão  do problema por parte da sociedade e da consequente inoperância das entidades públicas.
O debate foi bastante participado versando as diversas vertentes do fenómeno, tendo sido enfatizada a urgência de formação e educação cívica e para o consumo, tanto nas escolas como nos municípios, por forma a promover uma cidadania mais consciente, mais critica e participativa.