terça-feira, 2 de maio de 2023

Frente Cívica pede ao Presidente da República a demissão do Governo

 

"António Costa", por rtppt sob CC BY-NC-SA 2.0.

A Frente Cívica escreveu esta noite ao Presidente da República, exortando-o a demitir o Governo, nos termos do Artº. 195 da Constituição. O pedido foi feito em reacção à nota da Presidência da República, na qual Marcelo Rebelo de Sousa mostrou a sua discordância quanto à postura de António Costa face à crise no Governo.

Notando que o primeiro-ministro reconheceu ser "deplorável" o conjunto de incidentes envolvendo João Galamba, a Frente Cívica constata que "o comportamento “deplorável” que ocorreu no Ministério das Infraestruturas não configura para o primeiro-ministro uma situação suficientemente grave para a exoneração do ministro. Esta actuação choca os portugueses e configura, em nosso entender, um irregular funcionamento das instituições."

Nesses termos, é sugerido ao Presidente que, de forma consequente com a nota que emitiu, exonere o Governo, depois de ouvido o Conselho de Estado, nos termos da Constituição.

Anexa-se, para conhecimento, a carta enviada ao Presidente. 


Sua Excelência

Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa

 

 

Assunto: Demissão do Governo em funções

Data: 2 de maio de 2023

Excelência,

 

Na nota que hoje emitiu, Vossa Excelência refere que

O Ministro das Infraestruturas apresentou o seu pedido de demissão, invocando razões de peso relacionadas com a percepção dos cidadãos quanto às instituições políticas.”  E diz ainda que “O Primeiro-Ministro, a quem compete submeter esse pedido ao Presidente da República, entendeu não o fazer (…), apesar da situação que considerou deplorável.” Na mesma nota, Vossa Excelência refere que “discorda da posição deste (primeiro-ministro) quanto à leitura política dos factos e quanto à percepção deles resultante por parte dos Portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem.”

Em síntese, o comportamento “deplorável” que ocorreu no Ministério das Infraestruturas não configura para o primeiro-ministro uma situação suficientemente grave para a exoneração do ministro. Esta actuação choca os portugueses e configura, em nosso entender, um irregular funcionamento das instituições.

Assim, vimos propor a Vossa Excelência que, nos termos do artigo 195.º da Constituição da República, convoque o Conselho de Estado e, de seguida, demita o Governo.

Na sequência desta decisão de Vossa Excelência, o líder do partido mais votado, que dispõe de uma maioria absoluta clara e que resulta de um resultado eleitoral ainda recente, deverá apresentar uma nova proposta de governo e submeter o respectivo programa à Assembleia da República.

Com os melhores cumprimentos,

Pela Frente Cívica,


Paulo de Morais, Presidente


 

João Paulo Batalha, Vice-Presidente