terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Janela da Frente - VOZES DE CIDADANIA, OU "ESCAPES DO SISTEMA"? - Luís Serrenho






Vozes de Cidadania, ou “escapes do sistema”?

É cada vez mais é visível, para quem estiver atento às rádios e às televisões, na sua programação diurna, os programas destinados à participação dos ouvintes ou dos telespectadores, trazendo a debate temas de interesse popular, que prendem a atenção e incentivam à participação.
Geralmente os temas são relacionados com futebol, ou assuntos pouco relevantes, mas que servem de válvula de escape, esvaziando as indignações dos participantes, com lamentos, criticas e queixumes sempre permanentes.
Há muitas sugestões:  devia-se fazer assim ou assado, o que é feito lá fora é sempre melhor do que em Portugal, numa ladainha lamechas que não nos larga e é cada vez mais repercutida.
Mas, muitos dos participantes ficam com a sensação de que estão mesmo a dar a solução e sentem-se quase “conselheiros”, com soluções e diagnósticos fantásticos para o país. Agradecem sempre deixarem-nos participar e sentem-se realizados por poderem fazê-lo. Sentem que lhes deram voz. Como se essa voz contasse para alguma coisa!...
Depois há o Facebook, onde muitos escrevem verdadeiro tratados de "economês", de “alta” política, com soluções para todos os gostos ao redor dos mesmos temas que a Comunicação Social vai colocando na agenda mediática.
E assim a pressão vai sendo aliviada, tal como numa panela de pressão, estes são escapes do sistema, propositadamente construídos para suavizar tensões acumuladas.
Vamos ficar melhor ou pior?
Vamos ver o que dá!
Esperamos para ver.
Estas são sempre as expressões de dúvida que assaltam aquelas mentes, que de uma forma consentida vão alimentando o “sistema”.
Não nos deixemos acomodar. Precisamos de ser CIDADÃOS activos.
A Cidadania só existe quando o cidadão se move pelos seus direitos, se indigna pelas injustiças, e luta pela Liberdade!

Luís Serrenho